O título atribuído ao mais novo game da franquia Silent Hill não foi escolhido casualmente. Homecoming, ou “o retorno a casa” em uma tradução livre para o português, retrata a jornada de Alex Shepherd para sua cidade natal de Shepherd’s Glen. Além de focar na vida do veterano de guerra, o jogo também retoma as origens do que a própria cidade de Silent Hill significa: um lugar realmente assustador.
Recentemente, diversas informações sobre o jogo foram reveladas. Muitas delas deram as caras na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2008, enquanto o restante amedrontou os espectadores da Games Convention. As primeiras horas já puderam ser conferidas, e podemos afirmar que a rotina de Shepherd não será nada fácil.
Lutando contra o desconhecido
A atmosfera de Silent Hill sem dúvidas está presente em Homecoming. O game se inicia literalmente dentro de um pesadelo, em que o protagonista Alex encontra-se preso em uma maca no famoso Alchemilla Hospital (local conhecido pelos fãs da série).
Shepherd é arrastado pelos corredores do sinistro hospital, enquanto luta para tentar se livrar das amarras que o prendem. Enquanto isso avista várias paisagens e seres nada agradáveis. Finalmente, Alex é abandonado em uma sala de operações onde nota a silhueta de um inimigo desferindo golpes em uma enfermeira com sua gigantesca espada.
Nos momentos consecutivos, Alex encontra seu tão procurado irmão, Joshua, em um local aparentemente inalcançável devido a uma porta trancada. Shepherd está determinado a salvar seu irmão, mas para isso tem de encontrar um código de segurança para desbloquear o obstáculo — típico de Silent Hill, não? Após procurar pelos assustadores corredores, Alex encontra a senha de seis dígitos em uma máquina de raio-x. Quando o encontro aparentava estar prestes a se consolidar, Josh simplesmente foge de seu irmão.
Você então segue o menino até um banheiro, mas, ao invés de seu pequeno irmão você encontra uma faca enfiada em um espelho quebrado. Após adquirir sua nova arma, Alex escuta a famosa, e assustadora, sirene de ataque aéreo. Se nos games anteriores a transição do mundo “agradável” para o mundo aterrorizante já era assustadora, em Homecoming ela deve ser ainda mais intimidante.
Alterações nada agradáveis
Desta vez, a transição não irá ocorrer fora das câmeras em jogo, como ocorriam em todos os jogos da série. Tudo acontece em tempo real, em animações que se assemelham muito a adaptação cinematográfica da franquia, lançada em 2006.
O ambiente começa a se alterar gradualmente, enquanto ferrugem e podridão surgem por toda parte sob meio de geração espontânea. Além disso, a pintura das paredes começa a se desprender para um sentido contrário ao que normalmente ocorreria em nosso mundo. Quando tudo acaba, você se encontrará em um hospital completamente alterado, e inicia uma batalha com as enfermeiras características da franquia.
Nos outros games da franquia, muitos jogadores enfrentavam problemas ao encarar combates contra as diversas criaturas horrendas que compõem o game. Entretanto, em Homecoming esse fato promete ser extinto. O veterano de guerra possui uma excelente familiaridade com várias armas distintas, elevando-se a um patamar superior em relação aos protagonistas dos games anteriores.
A solução de seus problemas
Os golpes podem variar entre ataques fortes e fracos, e existe a possibilidade de combinar ambos para nocautear ou até mesmo incapacitar os oponentes. Você também terá a chance de dar um fim nos seus inimigos com um incrível golpe de execução, que irá exibir as famosas animações cinematográficas — algo muito comum nos jogos da atualidade.
Para se defender, é possível rolar e, em seguida, aplicar contra-ataques para demonstrar quem manda. Mas não pense que tudo será simples como parece, pois a inteligência artificial dos inimigos foi devidamente aprimorada para compensar o leque de habilidades de Shepherd. Como se não bastasse, você muitas vezes terá de enfrentar diversos inimigos de uma só vez, algo que irá obrigar o jogador a demonstrar toda sua destreza.
Fora as enfermeiras, o jogador também irá encontrar no banheiro diversas criaturas denominadas Swarm que possuem aspectos muito similares a insetos. Após encontrar Joshua no banheiro, Silent Hill novamente complica as coisas, e o pequeno irmão demonstra-se mais interessado em seu Robbie the Rabbit (o horripilante mascote do Lake Side Amusement Park). Mesmo após unir ambos, o pequeno Josh não pára de correr, e acaba guiando seu irmão mais velho até um elevador.
Compartilhando seus medos
Depois de todos esses conturbados acontecimentos, Alex retorna à realidade e acorda em um taxi dirigido por ninguém menos que Travis Grady, o protagonista de Silent Hill: Origins. O soldado então é deixado em sua cidade natal, Shepherd’s Glen, a qual aparenta compartilhar uma série de características com a famosa Silent Hill.
Ambas as cidades contam com sinais de boas-vindas, praticamente idênticos. Além disso, estão cobertas por uma misteriosa neblina, localizadas à beira do lago Toluca e contam com ruas que possuem nomes de pessoas (diretores de filme de terror, como é o caso de Shepherd’s Glen). O pouquíssimo número de habitantes é outro fator pertinente a ambas as cidades.
Quando o protagonista chega a sua casa, nota-se que as coisas não andam muito bem na família de Shepherd. Sua mãe informa que Josh desapareceu, e outra busca se inicia. Desta vez em um porão inundado, e com Alex contando com de um cano de ferro — utilizado também para quebrar objetos — e um novo monstro para ser abatido, o afiado Lurker. Com a promessa de encontrar seu irmão, Alex percorre o local até chegar a um jardim e seguir rumo ao cemitério de Shepherd’s Glen.
Obviamente, o local é extremamente assustador e conta com novas criaturas. Denominado Feral, o enorme e sem pele cão de caça possui ataques que podem deixar o jogador com um aspecto similar ao monstrengo — e isso não é nada agradável. Para complementar o clima, uma pessoa esquisita cava túmulos misteriosos. Nesta parte, o jogador tem de resolver um pequeno quebra-cabeça, algo que provavelmente irá ocorrer muito em Homecoming.
Ele está de volta!
Após estes eventos, o protagonista aparece subitamente na cidade que dá nome à franquia, Silent Hill. Diversos monstros habitam o local, e uma nova arma é encontrada, um machado contra incêndios. Obviamente, a nova arma será útil não só contra inimigos, mas também para quebrar obstáculos. Depois de perambular pela cidade, encontra-se o Grand Hotel, local em que Josh é novamente avistado.
Além de seu irmão, outro ser também dá as caras. O monstrengo Needler é revelado, e possui uma aparência similar a uma aranha, mas com cabeça humana. Seus braços assemelham-se a foices e são extremamente fatais caso atinjam o jogador. Mas Needler não é a única criatura hospedada no Grand Hotel, e a outra, é muito mais assustadora.
Caminhando pelo hotel, é possível ouvir o som de passos pesados e metal sendo arrastado. Alex rapidamente se esconde atrás de um obstáculo e finalmente pode avistar o responsável pelos misteriosos barulhos: o temido Pyramid Head. Um dos monstrengos característicos da série irá retornar em Homecoming, e, provavelmente, de maneira mais aterrorizante do que nunca.
Proporções assustadoras
Um último ser é então apresentado, o misterioso Sepulchur. O primeiro chefe a amedrontar público dá jus a seu cargo, e tem uma aparência totalmente repugnante. Diversos sacos de carne cercam o demônio, que se assemelha a uma gigantesca árvore.
Silent Hill: Homecoming possui diversos aspectos característicos da série, e diversas novidades que devem aprimorar ainda mais o terror fornecido pelo jogo. Além disso, excelentes efeitos de luz e sombra dinâmica retocam o temido ambiente abrangido pelo título. Os problemas psicológicos de Alex aparentam ser realmente intrigantes, e a até então eterna busca pelo seu irmão deve gerar muitos acontecimentos. Ouse conhecer a aventura de Alex Shepherd em 30 de outubro, data em que a transição do mundo atual para Silent Hill: Homecoming ocorre no PC, Xbox 360 e PlayStation 3.
Recentemente, diversas informações sobre o jogo foram reveladas. Muitas delas deram as caras na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2008, enquanto o restante amedrontou os espectadores da Games Convention. As primeiras horas já puderam ser conferidas, e podemos afirmar que a rotina de Shepherd não será nada fácil.
Lutando contra o desconhecido
A atmosfera de Silent Hill sem dúvidas está presente em Homecoming. O game se inicia literalmente dentro de um pesadelo, em que o protagonista Alex encontra-se preso em uma maca no famoso Alchemilla Hospital (local conhecido pelos fãs da série).
Shepherd é arrastado pelos corredores do sinistro hospital, enquanto luta para tentar se livrar das amarras que o prendem. Enquanto isso avista várias paisagens e seres nada agradáveis. Finalmente, Alex é abandonado em uma sala de operações onde nota a silhueta de um inimigo desferindo golpes em uma enfermeira com sua gigantesca espada.
Nos momentos consecutivos, Alex encontra seu tão procurado irmão, Joshua, em um local aparentemente inalcançável devido a uma porta trancada. Shepherd está determinado a salvar seu irmão, mas para isso tem de encontrar um código de segurança para desbloquear o obstáculo — típico de Silent Hill, não? Após procurar pelos assustadores corredores, Alex encontra a senha de seis dígitos em uma máquina de raio-x. Quando o encontro aparentava estar prestes a se consolidar, Josh simplesmente foge de seu irmão.
Você então segue o menino até um banheiro, mas, ao invés de seu pequeno irmão você encontra uma faca enfiada em um espelho quebrado. Após adquirir sua nova arma, Alex escuta a famosa, e assustadora, sirene de ataque aéreo. Se nos games anteriores a transição do mundo “agradável” para o mundo aterrorizante já era assustadora, em Homecoming ela deve ser ainda mais intimidante.
Alterações nada agradáveis
Desta vez, a transição não irá ocorrer fora das câmeras em jogo, como ocorriam em todos os jogos da série. Tudo acontece em tempo real, em animações que se assemelham muito a adaptação cinematográfica da franquia, lançada em 2006.
O ambiente começa a se alterar gradualmente, enquanto ferrugem e podridão surgem por toda parte sob meio de geração espontânea. Além disso, a pintura das paredes começa a se desprender para um sentido contrário ao que normalmente ocorreria em nosso mundo. Quando tudo acaba, você se encontrará em um hospital completamente alterado, e inicia uma batalha com as enfermeiras características da franquia.
Nos outros games da franquia, muitos jogadores enfrentavam problemas ao encarar combates contra as diversas criaturas horrendas que compõem o game. Entretanto, em Homecoming esse fato promete ser extinto. O veterano de guerra possui uma excelente familiaridade com várias armas distintas, elevando-se a um patamar superior em relação aos protagonistas dos games anteriores.
A solução de seus problemas
Os golpes podem variar entre ataques fortes e fracos, e existe a possibilidade de combinar ambos para nocautear ou até mesmo incapacitar os oponentes. Você também terá a chance de dar um fim nos seus inimigos com um incrível golpe de execução, que irá exibir as famosas animações cinematográficas — algo muito comum nos jogos da atualidade.
Para se defender, é possível rolar e, em seguida, aplicar contra-ataques para demonstrar quem manda. Mas não pense que tudo será simples como parece, pois a inteligência artificial dos inimigos foi devidamente aprimorada para compensar o leque de habilidades de Shepherd. Como se não bastasse, você muitas vezes terá de enfrentar diversos inimigos de uma só vez, algo que irá obrigar o jogador a demonstrar toda sua destreza.
Fora as enfermeiras, o jogador também irá encontrar no banheiro diversas criaturas denominadas Swarm que possuem aspectos muito similares a insetos. Após encontrar Joshua no banheiro, Silent Hill novamente complica as coisas, e o pequeno irmão demonstra-se mais interessado em seu Robbie the Rabbit (o horripilante mascote do Lake Side Amusement Park). Mesmo após unir ambos, o pequeno Josh não pára de correr, e acaba guiando seu irmão mais velho até um elevador.
Compartilhando seus medos
Depois de todos esses conturbados acontecimentos, Alex retorna à realidade e acorda em um taxi dirigido por ninguém menos que Travis Grady, o protagonista de Silent Hill: Origins. O soldado então é deixado em sua cidade natal, Shepherd’s Glen, a qual aparenta compartilhar uma série de características com a famosa Silent Hill.
Ambas as cidades contam com sinais de boas-vindas, praticamente idênticos. Além disso, estão cobertas por uma misteriosa neblina, localizadas à beira do lago Toluca e contam com ruas que possuem nomes de pessoas (diretores de filme de terror, como é o caso de Shepherd’s Glen). O pouquíssimo número de habitantes é outro fator pertinente a ambas as cidades.
Quando o protagonista chega a sua casa, nota-se que as coisas não andam muito bem na família de Shepherd. Sua mãe informa que Josh desapareceu, e outra busca se inicia. Desta vez em um porão inundado, e com Alex contando com de um cano de ferro — utilizado também para quebrar objetos — e um novo monstro para ser abatido, o afiado Lurker. Com a promessa de encontrar seu irmão, Alex percorre o local até chegar a um jardim e seguir rumo ao cemitério de Shepherd’s Glen.
Obviamente, o local é extremamente assustador e conta com novas criaturas. Denominado Feral, o enorme e sem pele cão de caça possui ataques que podem deixar o jogador com um aspecto similar ao monstrengo — e isso não é nada agradável. Para complementar o clima, uma pessoa esquisita cava túmulos misteriosos. Nesta parte, o jogador tem de resolver um pequeno quebra-cabeça, algo que provavelmente irá ocorrer muito em Homecoming.
Ele está de volta!
Após estes eventos, o protagonista aparece subitamente na cidade que dá nome à franquia, Silent Hill. Diversos monstros habitam o local, e uma nova arma é encontrada, um machado contra incêndios. Obviamente, a nova arma será útil não só contra inimigos, mas também para quebrar obstáculos. Depois de perambular pela cidade, encontra-se o Grand Hotel, local em que Josh é novamente avistado.
Além de seu irmão, outro ser também dá as caras. O monstrengo Needler é revelado, e possui uma aparência similar a uma aranha, mas com cabeça humana. Seus braços assemelham-se a foices e são extremamente fatais caso atinjam o jogador. Mas Needler não é a única criatura hospedada no Grand Hotel, e a outra, é muito mais assustadora.
Caminhando pelo hotel, é possível ouvir o som de passos pesados e metal sendo arrastado. Alex rapidamente se esconde atrás de um obstáculo e finalmente pode avistar o responsável pelos misteriosos barulhos: o temido Pyramid Head. Um dos monstrengos característicos da série irá retornar em Homecoming, e, provavelmente, de maneira mais aterrorizante do que nunca.
Proporções assustadoras
Um último ser é então apresentado, o misterioso Sepulchur. O primeiro chefe a amedrontar público dá jus a seu cargo, e tem uma aparência totalmente repugnante. Diversos sacos de carne cercam o demônio, que se assemelha a uma gigantesca árvore.
Silent Hill: Homecoming possui diversos aspectos característicos da série, e diversas novidades que devem aprimorar ainda mais o terror fornecido pelo jogo. Além disso, excelentes efeitos de luz e sombra dinâmica retocam o temido ambiente abrangido pelo título. Os problemas psicológicos de Alex aparentam ser realmente intrigantes, e a até então eterna busca pelo seu irmão deve gerar muitos acontecimentos. Ouse conhecer a aventura de Alex Shepherd em 30 de outubro, data em que a transição do mundo atual para Silent Hill: Homecoming ocorre no PC, Xbox 360 e PlayStation 3.